
Por Glaucio Siqueira, consultor de empresas
Na primeira edição, a dica foi a realização permanente de inventário, ou seja, faça um pouco cada dia, para ter menos erros no ano.
Aproveite também cada contagem de estoque, para ir corrigindo sua organização de produtos. Instrua sua equipe a iniciar o agrupamento, tanto no seu estoque, como também dos produtos expostos na loja.
Ensine o famoso “PEPS” – primeiro que entra é o primeiro que sai. Para isso basta que sua equipe sempre coloque cada mercadoria que chega mais atrás, atentos sempre à validade de produtos.
Quando chegar o encerramento do ano, será hora do inventário geral. A melhor dica é montar duas equipes de contagem, ou seja cada produto será contado duas vezes.
As equipes retornam e você confere a contagem com os dados do sistema. Se tudo coincidir bingo!, trabalho acabado. Porém como é provável que diversos itens apresentem divergência, serão esses a serem recontados por um terceiro time, que pode ser composto de integrantes das duas equipes.
Bem, não há dúvida que isso parece muito trabalho, mas se durante o ano você fez a contagem e arrumação diária, serão bem poucos os itens com divergências.
É isso ai, estoque organizado representa redução de custo e aumento da venda.
Até a próxima dica.