
Uma das perguntas mais comuns e que mais escuto é “Qual a hora de fazer promoção?”
Gosto de responder essa pergunta com outra: “Se você vendesse sorvete, deveria fazer promoção de vendas no verão ou no inverno?”
Curiosamente a maioria das pessoas me dizem que é no inverno, por achar que nesse momento é preciso fazer algo para aumenta-la.
Porém esse raciocínio não é muito acertado. As pessoas compram no momento certo, ou seja, tomamos sorvete para refrescar. Se estiver frio o preço não estimulará a compra.
Então, sempre ao escolher os produtos para promoção, avalie o momento de compra do cliente. No momento de fazer a promoção qual produto merece mais atenção.
A regra é simples, sempre associe produtos à sazonalidade, que geralmente está relacionado ao clima. Em loja de material de construção vende mais impermeabilizante no período chuvoso, e você já sabe que cimento não vende muito nesse período.
Então, avalie seu mix e só promova na hora que o cliente quer compra -Sorvete se vende no verão. Blusa de frio no inverno – Guarde essa regra e aplique a sua loja.